8 de janeiro de 2012

Comunidade de RIBEIRÃO D’AREIA

 O berço da família SALVAN
Município de PEDRAS GRANDES - SC
       O topônimo se deve mais uma vez, ao engenheiro JOAQUIM VIEIRA FERREIRA, fundador de Azambuja no ano de 1877. O Ribeirão que nasce no alto da comunidade de São João Grande, serpenteando toda a comunidade, na época, JOAQUIM já evidenciava a abundância de AREIA existente. Embora por muitos anos ainda ser citada como URUSSANGA BAIXA, inclusive constatei em alguns documentos, e até para diferenciá-lo das muitas Urussangas existentes - Urussanga Alta (atual Urussanga), São Pedro de Urussanga Baixa, São João de Urussanga Baixa e Urussanga Velha -, foi predominando o topônimo RIBEIRÃO D’AREIA.
Este mapa foi uma grande gentileza do Agrimensor Sr. Walmir Fernandes - Lauro Muller(SC) e tem seu tamanho original de 1.30 x 0.80 metros.
Nossos agradecimento por Ele ter guardado e nos cedido esta relíquia.
       A devoção católica já era manifestada nos primeiros imigrantes que aqui chegaram por volta do ano de 1887, trazendo juntamente a imagem de Nossa Senhora  Consolata - “Nossa Senhora do Consolo”, adotada como a padroeira da comunidade desde a 1ª festa religiosa realizada em 28 e 29 de Janeiro de 1888, promovida sempre pela comunidade e liderada pelas Senhoras: JUDITA “GIUDETTA” MOTINI SORATTO nascida na ITÁLIA em 22-05-1864 esposa do Sr. MOISÉS SORATTO e MARIA ÂNGELA FAVARON SALVAN esposa de FORTUNATO SALVAN e demais famílias da comunidade.

        A festa era tradicionalmente conhecida por “FESTA DA NOSSA SENHORA DO TOCO”, apelido que  também  referenciava a comunidade devido a imagem SANTA por muito tempo ficar acondicionada e protegida dentro de um grande toco de madeira, esculpido por FORTUNATO SALVAN.
       RIBEIRÃO D’AREIA, foi também o berço da família SALVAN. Dizem alguns dos nossos ascendentes mais antigos, que FORTUNATO morou por alguns meses, por engano, nas terras que foram destinadas à família SACCON, na localidade de RIO COMPRUDENTE, que, na época da colonização se chamava Núcleo Acioli de Vasconcelos (atual Município de Cocal do Sul-SC ). Em seguida FORTUNATO migrou para RIBEIRÃO D’AREIA, que pertencia a colônia de URUSSANGA. Ali gerou a Família FORTUNATO SALVAN.

       Em 28 de janeiro de 2008, a comunidade de RIBEIRÃO  D’AREIA, comemorará a 120ª FESTA EM HONRA A PADROEIRA NOSSA SENHORA DO CONSOLO. São 120 ANOS.
IGREJA CATÓLICA na Comunidade de RIBEIRÃO D´ AREIA Município de PEDRAS GRANDES - SC PADROEIRA: NOSSA SENHORA DO CONSOLO
CONSTRUIDA EM: 07-06-1976


       Sempre no mês de Julho, a comunidade comemora também a festa em honra à SÃO CRISTOVÃO, padroeiro dos motorista...

Continua no Livro A Genealogia da FAMÍLIA SALVAN
Comunidade de RIBEIRÃO D’AREIA
Roque Salvan – 08/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.