24 de julho de 2013

FORTUNATO SALVAN Estudou na Escola Masculina Rural de Compocroce

A Escola Masculina Rural de Compocroce

FORTUNATO SALVAN, como aluno estudou na Escola Masculina Rural de Compocroce no ano escolastico 1869/68.

Pesquisa de Adriana Rocha - Mirano - Itália - (24 de julho de 2013 13:45h) - Arquivo Histórico do Comune da cidade de Mirano- Veneza/Italia.

Como especificado na capa, este é um "Prospécto (relatorio) das premiações, classificação e estatistica publicado no fechamento do ano escolástico 1868-69, no dia 22 de setembro (e logo no pé de página lê-se: "Pádova 1869"). Lembro que o ano escolático, éra e é até hoje, de setembro a junho.



Sabemos que Fortunato Salvan, filho de Rosa Salvan eram miseraveis, pois assim consta no livro do censo do ano de 1871, este também encontrado no arquivo historico do Comune de Mirano. Ser miserável significava, através da classificaçao feita pelos técnicos do censo, é não possuir nenhum meio de subsistência, não ser proprietário de terras e nem de imóveis, não possuir um trabalho ou uma profissão, ser dependente da ajuda dos orgãos de auxílio social da época e de assossiações de caridade (igreja, etc...). Além do livro do censo, foi encontrado também uma lista que se chama: LISTA DOS POBRES DE CAMPOCROCE PADOVANA - Mirano do ano de 1869, onde consta o nome de ROSA "Totonella" SALVAN.

No censo de 1871, Mirano conta uma populaçao de 7.393 pessoas. Dentre essas somente 1.504 sabem ler e escrever. 412 sabem somente ler e 5.477 não sabem nem ler nem escrever, são analfabetos. Obviamente nos leva a pensar que, sendo uma família de miseráveis, são todos analfabetos, correto? mas nao é bem assim.

A minha suspeita começou quando eu estive no Comune e pedi uma fotocópia do livro onde tinha o registro do Casamento do Fortunato e os registros de nascimentos dos filhos Giuseppe e Emilio.
Quando observei bem a fotocópia, vi que Fortunato assinou o livro com uma caligrafia perfeita, desenhada...muito bem assinado. Ao contrário do Senhor que foi testemunha por exemplo, onde o escrivão declara que não assinou porque era analfabeto. (ti mando a certidao em anexo também). Então coloquei na minha cabeça que ele tinha estudado e com a ajuda de uma professora da Escola municipal, que escreveu um livro sobre a educação a Mirano em 1800/1900, acabamos encontrando no meio dos documentos do arquivo histórico esta relação onde consta o nome de FORTUNATO SALVAN como aluno da Escola Masculina Rural de Compocroce no ano escolástico 1869/68. Observe que o seu nome consta na relaçao dos alunos da classe PRIMA e da classe SECONDA - creio que fossem classes mistas, como temos no Brasil até hoje. O asteristico na frente do nome significa que ele era jé um aluno "repetente".
  
Pesquisa de Adriana Rocha - Mirano - Itália - (24 de julho de 2013 13:45h) - Arquivo Histórico do Comune da cidade de Mirano- Veneza/Italia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.